Guia de João Pessoa - Paraiba
Home Como Chegar Contato Anuncie conosco
menu

www.joaopessoa-paraiba.com.br

Cultura, Arte e Lazer - Artistas e Galerias

ATELI? FLAVIO TAVARES

"Em três décadas impressionou-me a constante evolução desse artista e a sua capacidade de aprofundar os seus temas básicos e o refinamento dos instrumentos. Certamente, hoje, Flávio Tavares está entre os mais importantes artistas do Nordeste e tem uma posição respeitável entre os artistas brasileiros figurativos de sua geração". - Jacob Klintowitz, Crítico de arte.

REINADO DO SOL "Um escritor elegante e gentil bem no meio da tela. Um poeta maldito, um grupo nômade, uma tribo indígena e um intelectual abolicionista. Muitos escravos, putas, diversos espelhos, anões e duendes, enfim mais de 500 personagens, as tais personalidades que compõem o painel de 9 metros por 3, intitulado “No Reinado do Sol”, obra do artista Flávio Tavares. A obra virou o adorno principal do hall da Estação Ciência, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, em que a Prefeitura de João Pessoa presentou a cidade como marco cultural de uma gestão que dialoga com as artes. Salve!" - Kubitschek Pinheiro.

place Rua Zilda Nunes da Silva. 177, Portal do Sol, Altiplano, Cabo Branco, João Pessoa - PB

storeIr para o site

CL?VIS JUNIOR - Artista Plástico

Clóvis Júnior nasceu na cidade de Guarabira - PB, radicado em João Pessoa, onde veio morar desde os 17 anos de idade. O artista trabalha com pinturas, esculturas e gravuras. Sua primeira participação como artista plástico foi no ano de 1983, aos 18 anos de idade. Em 1985, ingressa no curso de educação artística - UFPB. Faz curso de gravura, Prof. Hermano José, UFPB. Dono de muitos prêmios, Clóvis Júnior se destaca com premiações de 1° lugar em diversos concursos pela ONU em 1993. Contando no seu currículo com 35 exposições individuais no Brasil e no mundo e mais de 50 exposições coletivas e salões. Há outra série de exposições coletivas e participações na Bienal Naifs do Brasil, em São Paulo; Exposição Bikoo-kem(Eco 92), no Rio de Janeiro. Para nosso orgulho, Clóvis está entre nós, criando e se inspirando na Paraíba, mas já se tornou um fenômeno nacional. De 1983 até hoje, soma em seu currículo uma lista de 16 exposições internacionais, destacando-se trabalhos realizados na Flórida, Nova York, Washington, Ovar, Paris, Buenos Aires, Alemanha, Itália, Londres, entre outras. Hoje, o artista tem trabalhos publicados em livros importantes como "Brazilian Knotd – Embaixada do Brasil – Londres"; "Brasilian Art – São Paulo"; participou de vários livros de Bienal Naifs do Brasil; "XXVIII Anuário do Clube da Criação de São Paulo"; "10 Anos do Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro".

place João Pessoa, Paraíba, Brasil

storeIr para o site

CASA DAS ARTES VISUAIS

Sonhada e idealizada nos bancos acadêmicos de uma universidade de fotografia carioca pela Artista Visual Manu Dsouza e o Fotógrafo René Dsouza, a Casa das Artes Visuais – CAV vem a largos passos se tornando realidade em terras paraibanas, mais precisamente em João Pessoa. Preocupados em oferecer uma formação em fotografia mais efetiva, a CAV em parceria com o renomado fotógrafo e Prof. Paulo Rossi iniciam em João Pessoa um programa de cursos de fotografia que possibilita a formação continuada de novos profissionais, e o aperfeiçoamento de fotógrafos já atuantes. O projeto é abrangente, integrado não somente por uma Galeria de Artes Visuais bem como por um estúdio fotográfico, que poderá ser utilizado pelos fotógrafos da cidade, além de um programa de cursos, workshops e palestras como condição sine-qua-non para a formação dos artistas contemporâneos. Agregado a tudo isso, uma pequena biblioteca/livraria e ainda esta previsto um aconchegante café cultural com ambientação retrô, que criam o diferencial que faltava à capital paraibana. Na proposta diferenciada da Galeria da Casa das Artes Visuais, a fotografia, cinema e vídeo ocupam um lugar fundamental. Este espaço de exibição tem aproximadamente 80m2, iluminação dimerizada em 16 pontos de energia independentes, utilização de lâmpadas PAR20/50w com índice de reprodução de cores 100 (IRC100), piso não reflexivo e visual contemporâneo "clean" com o uso do branco nas paredes e no piso. Sua localização em Manaíra é também um ponto vital, já que ali existe tanto um movimento constante de pedestres e de trânsito, como de um comércio pungente que se espalha pelas avenidas do bairro. Um dos propósitos da CAV é divulgar a produção fotográfica brasileira e incrementar o consumo da fotografia como expressão artística junto aos formadores de opinião, arquitetos, decoradores e público consumidor de arte no Nordeste. Para isto temos a honra de ter como curadoras Nadja Fonseca Peregrino e Ângela Magalhães, que possuem vasta experiência na área fotográfica, sendo responsáveis pela agenda de exposições.

place Aulas : Av. Cajazeiras, 374 - Manaíra, João Pessoa, PB

storeIr para o site

phone(83) 3247-1878 / (83) 8800-5270

Ateliê de Pintura BRUNO STEINBACH SILVA

BRUNO STEINBACH SILVA nasceu no dia 27 de agosto de 1958, na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Neto de Alemães e de Portugueses, filho de pai paraibano e de mãe baiana, com tempero bem brasileiro.

Os quadros de Steinbach adornam paredes sofisticadas da Europa, Estados Unidos e Canadá, integrando coleções particulares dos aficcionados da arte. Hoje reside em João Pessoa, Paraíba, onde possui ateliê de pintura e continua vivendo unicamente de sua arte, que mostra regularmente em viagens pelo Brasil.

place João Pessoa, Paraíba, Brasil

storeIr para o site

phone(83) 86609282 / (83) 99518663 / (83) 86609282

ESTA??O CABO BRANCO DE CI?NCIA, CULTURA E ARTES

Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 03 de julho de 2008. O complexo possui mais de 8.500m² de área construída no bairro do Altiplano Cabo Branco. A Estação tem a missão de levar cultura, arte, ciência e tecnologia à população de forma gratuita.

Horário de visitação:Terça à sexta-feira e feriados no meio da semana, das 9h00 às 21h00.

Finais de semana das 10h00 às 21h00.

place Av. João Cirillo da Silva, S/N- Altiplano Cabo Branco, João Pessoa, PB

storeIr para o site

phone(83) 3214-8303 /(83) 3214-8270

Atelier de Pintura Bruno Steinbach

Artista da Paraíba, Brasil.
BRUNO STEINBACH SILVA nasceu no dia 27 de agosto de 1958, na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Neto de Alemães e de Portugueses, filho de pai paraibano e de mãe baiana, com tempero bem brasileiro.

Os quadros de Steinbach adornam paredes sofisticadas da Europa, Estados Unidos e Canadá, integrando coleções particulares dos aficcionados da arte. Hoje reside em João Pessoa, Paraíba, onde possui ateliê de pintura e continua vivendo unicamente de sua arte, que mostra regularmente em viagens pelo Brasil.

O atelier não é aberto ao público. Visitas apenas de clientes e amigos, que sempre telefonam antes.
Para o público, tenho as páginas criadas com muito carinho aqui na internet e realizo esporadicamente exposições previamente divulgadas em espaços culturais locais. A caverna é o refúgio, o esconderijo para criar e ter sossego.

place Rua Bel. Irenaldo de Albuquerque Chaves, 201, Bloco B, aptº 415,.

storeIr para o site

phone(083) 986609282